Publicado em: qui, 19/11/2020 – 20:04 Atualizado em: dom, 22/11/2020 – 22:40
Nesta quinta-feira, 19, a Dataprev esteve presente em mais um painel da Semana de Inovação. Edmar Ferreira, gerente do Departamento de Monitoramento e Estratégia Comercial, comandou palestra sobre a organização da empresa para atender aos desafios durante a pandemia. O cenário foi o palco virtual Holofote, um dos mais movimentados do evento, onde são apresentados destaques em ações de inovação e apoio às políticas públicas de gestão governamental.
Em 15 minutos, ele ressaltou, de modo objetivo, a agilidade em modificar toda a rotina de trabalho de uma empresa com mais de três mil funcionários para o teletrabalho e, ainda assim, conseguir realizar toda a sua agenda em parceria com o Governo Federal diante de um cenário pandêmico. “Como empresa pública, a Dataprev age de acordo com as demandas do Estado”, disse.
“Desde o início da pandemia, em 11 de março, a companhia se organizou para estar presente nas ações de políticas públicas”, afirmou. De acordo com ele, todo trabalho se voltou para beneficiar a população e prestar assistência a todos que necessitavam de suporte. “Não só todos os serviços prestados pela Dataprev ficaram em funcionamento ininterrupto, com os mesmos níveis de disponibilidade e eficiência, como também novos serviços passaram a ser oferecidos.”
Ele lembrou que uma das principais iniciativas foi o Auxílio Emergencial. “Foram 66 milhões de beneficiários e um total de 118 milhões de brasileiros atendidos pelo recurso. Tudo processado pela Dataprev e homologado pelo Ministério da Cidadania no maior programa de transferência de renda do Brasil”, ressaltou. Ainda na linha das ações emergenciais, destacou o apoio tecnológico da empresa ao Benefício Emergencial para Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), que tornou possível manter mais de dez milhões de empregos no Brasil.
No total, foram elencadas cerca de 15 ações em que a empresa atuou tecnologicamente para dar conta de agilizar serviços do Governo ao cidadão, como alteração de regras no BPC/LOAS, antecipação do 13º salário dos aposentados e as novas funcionalidades nos aplicativos Meu INSS e CTPS Digital – permitindo que mais serviços fossem consumidos de forma digital. Todas essas iniciativas foram implementadas em parceria com órgãos como a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Ministério da Cidadania e INSS.
Ao final, resumiu Edmar Ferreira, para vencer os desafios, a empresa contou com toda sua infraestrutura tecnológica, atualizada e de ponta, e um plano de gestão bem estruturado que privilegiou a eficiência operacional da empresa e a segurança dos empregados. “O desafio foi superado muito graças ao corpo funcional que soma 46 anos de experiência em gestão de dados sociais e no reconhecimento de direitos da população. Isso foi bastante estratégico e fez a diferença”, concluiu.